Quer descobrir o nome daquela folha que parece alface? Então vem com a gente que a partir de agora não tem mais erro.
É comum a gente se deparar com algumas variedades de verduras menos consumidas e não saber do que se trata. Por isso muita vezes deixamos até de inserir certos alimentos nas nossas refeições.
Em outros casos, a dúvida pode surgir por ter experimentado a folha em algum lugar e ter apreciado bastante o sabor.
De qualquer forma, nesse artigo, além de esclarecer essa dúvida específica, você poderá encontrar muitas outras informações sobre esse alimento, como por exemplo, os benefícios do seu consumo.
Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura.
Folha que parece alface? Descubra qual é a verdura
A folha que parece alface é a escarola, principalmente pelo aspecto das suas folhas e a estrutura da verdura. Entretanto algumas diferenças são facilmente perceptíveis.
Como por exemplo, as folhas possuem uma tonalidade de verde escuro, também são mais duras e estreitas, a parte do “talo” é maior e mais resistente e, em relação ao gosto, possui um leve amargor.
Mesmo assim, ela pode facilmente substituir a alface em uma salada ou mesmo implementar o prato para um mix de folhas. Funciona muito bem!
Entretanto, você também tem a liberdade de preparar a escarola de outras formas, por exemplo, fica uma delícia se feita cozida, em sopas ou ensopados diversos.
Outras alternativas são a utilização como recheios de pizzas e salgados, refogados, purês, dentre outras coisas.
Como você percebeu, essa é uma verdura muito versátil e que te oferece muitas possibilidades de uso dentro da cozinha.
Mas o melhor ainda está por vir! Agora que você já sabe o nome dessa folha que parece alface, confira os principais benefícios de se adotar o hábito de consumir essa folha.
Vamos lá?
Benefícios da Escarola
A escarola além da versatilidade é muito nutritiva e vai beneficiar diversos aspectos do nosso organismo. Além disso, possui baixas calorias, o que beneficia muito na perda e manutenção do peso.
Para se ter uma ideia, 100 gramas de escarola crua fornecem apenas 17 calorias.
Além dessa vantagem, podemos citar:
Atua na regulação e no melhor funcionamento do intestino
Por possuir alto teor de inulina, que é uma fibra solúvel com efeito probiótico, essa verdura é um excelente aliado para o seu intestino.
Isso porque, atua aumentando a absorção de vários nutrientes minerais importantes, como cálcio, magnésio e ferro. Também estimula o desenvolvimento de bactérias que vivem no no intestino e regula o trafego intestinal.
Tudo isso ajuda muito na prevenção do câncer de cólon.
Ajuda a controlar e regular a pressão arterial
Uma substância também muito presente nessa folha é o potássio, que é um nutriente que atua justamente regulando os níveis da pressão arterial.
Além disso, também possui altos níveis de antioxidantes contribui muito para a saúde do coração, de uma forma geral.
Aumenta a imunidade do organismo
A escarola é também uma excelente fonte de vitamina C, que como bem sabemos, fortalece o nosso sistema imunológico prevenindo a contaminação de algumas doenças e melhorando ainda a recuperação do organismo quando doente.
Além disso, essa vitamina também facilita a absorção do ferro, que é outro componente muito presente nesse alimento que, juntamente com outros sais minerais e o betacaroteno, atua na prevenção da anemia.
Fortalece os ossos
A hortaliça que, como já mencionamos, por ser rica em minerais fundamentais como o cálcio, ferro, além de carotenoides e outros compostos, são elementos fundamentais para o fortalecimento dos ossos.
Dessa forma, ajuda a prevenir doenças relacionadas, como a osteoporose.
Além disso tudo, ainda reduz o colesterol “ruim”, evita a má formação fetal e ajuda na recuperação muscular.
Dica: se você quer reduzir o amargor característico da verdura, basta lavar, picar e colocar as folhas de escarola imersas em uma xícara de água com suco de um limão. Depois é só aguardar dois minutos e prepará-la como quiser.
Você pode gostar de ler também:
Conclusão
Esclareceu de uma vez por todas qual é a folha que parece alface? Espero que depois de você conhecer tantos benefícios que o consumo dessa verdura pode proporcionar para a sua saúde, você passe a introduzir mais esse alimento no seu dia a dia.
Também contamos que as informações do texto tenham sido úteis. Conta pra gente o que você achou, vamos gostar muito de saber a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima.