Você que está interessado em começar a cultivar esse alimento, pode está se perguntando, mas qual o melhor tipo de milho para plantar?
Essa é uma informação importante e que envolve uma série de fatores. Mas não se preocupe, vamos tratar de todos eles aqui de forma bem simples para que você possa conseguir ótimos resultados com a sua plantação.
Além disso, reunimos várias outras informações sobre o manejo correto desse tipo de cultura. Dessa forma você evita erros e prejuízos no desenvolvimento das suas plantas.
Gostou? Tem muito mais! Então, vem com a gente e continue a leitura.
Qual o melhor tipo de milho para plantar?
O melhor tipo de milho para plantar é o milho verde ou milho doce, como também é conhecido, isso levando em consideração um manejo mais simples e mais adequado para pequenos produtores.
No caso dessa variedade não há a necessidade de mecanização, ou seja, todo o processo de cultivo até a colheita pode ser feito de forma manual.
Entretanto, esse tipo de milho demanda maiores cuidados durante o seu desenvolvimento. Sendo produzido basicamente para alimentação humana, para se conseguir as características ideais desse alimento deve-se respeitar algumas especificações fundamentais.
Dessa forma, a quantidade de pés dentro da área destinada para o plantio deve ser menor, bem como, o espaçamento entre as plantas devem ser maior. O espaço entre as linhas, por exemplo, devem ter de 90 a 1 metro de distância.
Essa variedade também demanda muito mais água para que as espigas alcancem o tamanho e volume apropriado para o padrão. Por isso, em algumas regiões esse cultivo pode acabar sendo inviável para alguns produtores.
Por isso, na realidade, para se definir qual o melhor tipo de milho para plantar, você precisa analisar a própria realidade, as condições da sua região, também a finalidade para qual você quer cultivar.
Além disso, vale considerar se você possui mão de obra, maquinário e capital de investimento. Assim, você consegue determinar a variedade ideal para seu perfil de produtor.
Uma dica importante é sempre avaliar a demanda do mercado da sua região para uma decisão mais assertiva em relação as vendas após a colheita.
Sementes híbridas
A escolha da semente que será semeada também é muito importante para se obter bons resultados. Dessa forma, utilizar variedades de boa procedência, com alto grau de pureza e também boa resistência, pode evitar diversos problemas na plantação.
Por isso mesmo o uso de sementes híbridas, ou seja, que utilizam tecnologias de controle, tem se tornado uma opção cada vez mais viável.
Isso porque, além de ajudar em todos os ciclos de desenvolvimento da planta, otimizando o cultivo, ainda reduzem significativamente o aparecimento de ervas daninhas, que podem ser realmente muito prejudiciais para esse tipo de cultura.
Para se ter uma ideia, em alguns casos, a produtividade pode ser reduzida em até 70%.
O que é preciso para plantar milho?
- Preparar o solo: é indispensável esse processo pré-plantio para se obter bons resultados. Isso porque essa planta demanda muito do solo. Portanto, o ideal é que o solo seja bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica;
- Local do plantio: escolha um local onde a incidência solar direta aconteça por longos períodos diários. Lembre-se que a iluminação é fator decisivo para que a planta cresça e produza;
- Respeite a época de cultivo: isso é fundamental pra oferecer a plantação as condições climáticas ideais para o seu desenvolvimento;
- Rega constante: essa planta é cultivada geralmente nos períodos chuvosos de cada região. Daí você pode imaginar que os pés de milho demandam irrigação constante, caso as chuvas não estejam colaborando. Em especial o milho verde, como mencionamos;
- Umidade do solo: apesar dessa necessidade de água, o solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. Cuidado com excessos, pode acabar prejudicando o seu cultivo.
- Respeite os limites: tanto em relação a quantidade de milho por covas que devem ser semeados, quanto sobre o distanciamento ideal entre os pés e profundidade em que os grãos devem ser plantados.
Dica: se preferir você pode solicitar uma análise do solo para definir especificamente os nutrientes que precisam ser priorizados na adubação.
Conclusão
Em resumo, respondemos a pergunta “qual o melhor tipo de milho para plantar?” levando em consideração principalmente pequenos produtores, facilidade de cultivo e valor de investimento inicial.
Mas, como vimos, o que vai determinar qual o melhor grão para você, é uma série de fatores particulares.
Esperamos que as informações do texto tenham sido úteis e te ajudem a conseguir excelentes resultados de produção. Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de conhecer a sua opinião e saber sobre a sua experiência com esse cultivo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!