Quer saber quanto tempo demora para nascer pimenta malagueta? Vem com a gente descobrir mais sobre o ciclo dessa variedade.
Esse é um dos tipos de pimenta mais produzidos no Brasil. Isso acontece por ser muito apreciada seja para o consumo quanto pela beleza dos seus frutos, que inclusive muitas pessoas utilizam como ornamentação.
De qualquer forma, entender melhor sobre as especificações dessa planta e o seu tempo médio de produção te dará a possibilidade de analisar se todos os estágios estão dentro do esperado e se organizar melhor em relação a colheita.
Preparamos esse artigo para esclarecer diversas dúvidas comuns entre os produtores e interessados em começar o cultivo. Portanto, continue a leitura para saber muito mais.
Quanto tempo demora para nascer pimenta malagueta?
A pimenta malagueta demora cerca de 80 a 120 dias para nascer, isto é, começar a produzir os frutos. Isso, claro, vai variar de acordo com uma série de fatores e do manejo adequando da planta.
O amadurecimento total da pimenta fica em torno de 100 a 150 dias. O processo de maturação é identificado principalmente pela coloração de vermelho intenso que essa variedade apresenta nessa etapa.
Já em relação a germinação, ela geralmente ocorre dentro de uma ou duas semanas após o plantio, caso você opte por realizar o cultivo a partir de sementes.
Independente de qual seja o objetivo do plantio, é importante se atentar aos elementos essenciais que devem ser oferecidos para que a planta se desenvolva adequadamente e esteja dentro dessas médias mencionadas.
Alguns problemas específicos podem retardar e diminuir muito a produtividade de um pé de pimenta malagueta, além de tornar inviável o seu cultivo.
Portanto, agora que você já sabe quanto tempo demora para nascer pimenta malagueta, confira abaixo como manejar corretamente a sua plantação.
Como cultivar pimenta malagueta adequadamente
Para os amantes de pimenta, essa variedade tem grande destaque por suas características marcantes, como potência, sabor e nutrientes diversos que beneficiam muito a nossa saúde.
Entretanto, apesar de não demandar muito esforço para a para a produção, se algumas demandas básicas não forem atendidas, sem dúvidas, você terá transtornos. Veja quais:
- Condições climáticas e local de cultivo: tenha sempre em mente que se você quiser que a sua planta se desenvolva e produza plenamente, é necessário temperaturas quentes e muita exposição solar diária. Essa planta não tolera climas muito frios e definha em locais sombreados;
- Irrigação: a rega é outro ponto muito importante. Pelas exigências que mencionamos acima, a pimenteira também vai demandar uma irrigação constante, justamente porque com a incidência solar direta a água vai evaporar mais rápido. Mas não exagere! O ideal é manter o solo úmido, mas nunca encharcado;
- Solo: seja para cultivos a partir de sementes ou mudas, é muito importante se certificar de oferecer a planta nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Portanto, você pode misturar a terra com algum adubo ou composto orgânico. Vale dizer que o solo, além de fértil, precisa ter uma boa drenagem;
- Tutoramento: se a sua planta começar a apresentar grandes quantidades de frutos, é importante disponibilizar uma estrutura para dar um suporte ao peso da planta, como uma haste de bambu ou madeira, e amarrar o pé de pimenta com delicadeza a ele.
Observação: atenção às culturas de fungos e pragas, a pimenta malagueta é especialmente suscetível a certos tipos de infestações. Isso pode gerar muitos prejuízos para a sua planta, inclusive levar a morte.
Como recuperar pé de pimenta malagueta?
Talvez você não tenha tido o manejo adequado com o seu pé de pimenta malagueta e o resultado foi o enfraquecimento da planta, retardo no desenvolvimento ou mesmo ter iniciado a murchar e secar.
Bom, se o pé ainda não estiver morto você pode tentar algumas técnicas para “ressuscitar” o vegetal. Para isso:
- Caso você esteja cultivando em vasos, faça o transplante cuidadosamente para um vaso maior com uma terra fértil e rica em matéria orgânica;
- Se você tem o pé de pimenta em um local como um jardim ou canteiro, faça uma boa adubação, em especial com esterco curtido de aves;
- Posicione a planta em um local onde possa receber diretamente a luz do sol;
- Faça a poda, retirando as folhas inferiores, mais amareladas, manchadas e secas. Bem como galhos obsoletos. Isso vai ajudar a planta a ter força para se renovar;
- Mantenha o solo úmido. O ideal é regar e utilizar um borrifador para ir dando manutenção ao estado ideal do solo.
Caso não consiga recuperar o seu pé de pimenta malagueta, você pode ainda replicar a planta utilizando as suas próprias sementes.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Esperamos que as informações que reunimos aqui tenham esclarecido a sua dúvida de forma satisfatória sobre quanto tempo demora para nascer pimenta malagueta. Também contamos que as dicas de manejo tenham sido úteis.
Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião, bem como, sobre a sua experiência com esse cultivo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!