Hoje você vai aprender de forma simples como secar pimenta para plantar. Esse processo é indispensável para que o cultivo seja possível a partir das sementes.
Isso porque, o ideal é que o nível de umidade dessas estruturas seja reduzido em no mínimo 8% para se garantir bons resultados. Além disso, você pode utilizar o fruto seco também como tempero em várias receitas, é um ingrediente muito versátil.
Então, para você aprender como realizar esse procedimento de forma adequada, além de várias outras dicas importantes, preparamos esse texto! Reunimos muitas informações que vão te ajudar a cultivar essa planta sem dificuldades.
Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.
Como secar pimenta para plantar?
Para secar pimenta para plantar você deverá realizar esse processo de forma natural, ou seja, utilizando o calor do sol. Mas, vale dizer que é necessário que o clima esteja adequado, ou seja, quente e seco. Caso contrário o resultado não será bom.
Além disso, se o seu objetivo é basicamente o cultivo, o ideal não é esperar a pimenta secar para só depois retirar as sementes. Até que a polpa se desidrate completamente juntamente com as sementes, pode demorar muito.
Por isso, o correto é remover as sementes com o fruto ainda fresco e iniciar o processo de secagem diretamente na parte que será cultivada.
Dito isso, veja como secar pimenta para plantar e logo em seguida como realizar o processo de desidratação das sementes separadamente da polpa.
Passo a passo de como secar pimenta para plantar
- Selecione as pimentas que você irá utilizar. Lembre-se de se certificar da procedência, evitando plantas com mau desenvolvimento e que possuam fungos ou pragas;
- Retire o talo e coloque-as em uma assadeira;
- Depois posicione o recipiente em um ambiente onde a incidência solar seja direta. Essa exposição deve ser de no mínimo 8 horas por dia – lembre-se sempre de cobrir o alimento com um pano a noite para evitar problemas com insetos;
- No início do dia, remova o pano e recomece o processo de desidratação – será necessário mantê-las assim por alguns dias e ir virando os frutos para secarem de forma homogênea;
- Quando elas estiverem completamente secas, remova as sementes e certifique-se que essas também estão completamente desidratadas – Para isso, tente dobrar uma semente, se conseguir ou se quebrar facilmente, significa que ainda não está adequada;
- Caso isso aconteça, coloque as sementes em uma superfície e as espalhe, mantendo-as em um ambiente seco, quente e iluminado, mas sem a exposição solar direta.
- Guarde a polpa em um recipiente fechado, de preferência de vidro, para usar quando quiser.
Quando as sementes estiverem completamente secas, você já poderá semear e iniciar o seu cultivo. Mas, como mencionamos, dessa forma o processo é bem mais longo.
A maneira mais simples e rápida é retirar as sementes do fruto ainda fresco e colocar a polpa e as sementes para secar separadamente. Inclusive, isso também vai acelerar a desidratação do fruto.
Para isso, basta:
- Abrir as pimentas no estilo longitudinal com a ajuda de uma faca e remover as sementes;
- Colocar as sementes em uma peneira e lavar bem essas estruturas;
- Remover o excesso de umidade com um papel toalha e depois colocar as sementes em uma superfície e seguir a recomendação que já mencionamos, ou seja, mantê-las em local seco, quente, iluminado e sem exposição solar direta, por alguns dias.
Como plantar pimenta com as sementes?
Assim que as suas sementes estiverem no ponto ideal, você pode passar para a fase da germinação. Apesar da pimenta poder ser cultivada diretamente no local definitivo, o ideal é iniciar o ciclo dessa planta numa sementeira ou recipiente temporário.
Para isso, deposite as sementes de uma forma que não fiquem profundas e as cubram com uma fina camada de substrato.
Tanto para esse processo quanto para quando for fazer o transplante, certifique-se de oferecer as condições necessárias para um desenvolvimento pleno.
Ou seja, a terra deve ser fértil e rica em matéria orgânica. Por isso prepare a terra, misturando compostos e adubos orgânicos. Também é importante que o solo seja leve e que possua uma boa drenagem.
Outro elemento decisivo para que a planta germine, cresça e produza bem, são as condições climáticas e a exposição solar diária necessária. Lembre-se que a pimenta demanda longos períodos de incidência solar diária e não suporta baixa temperaturas.
Por isso mesmo, escolha o momento certo para começar o plantio de acordo com a sua região e garanta que o local onde a planta será posicionada receba a luz do sol de forma direta.
Por fim, tenha cuidado em relação a rega. A pimenteira precisa de irrigação constante para manter o solo úmido. Mas, atenção ao excesso, água demais pode matar a sua plante e tornar o ambiente mais propício para o aparecimento de pragas e fungos.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Bom, esperamos que com todas as informações que reunimos você tenha aprendido como secar pimenta para plantar de forma simples. Também contamos que as dicas tenham sido úteis.
Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião sobre o assunto.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!