Quer descobrir qual o melhor adubo careiro para rosa do deserto crescer e florir? Vem com a gente aprender essa receita incrível.
A adubação é muito importante para esse cultivo. Isso acontece pelas condições no qual essas plantas são adaptadas, que acabam demandando uma reposição periódica.
Mas não se preocupe! Com alguns ingredientes você vai conseguir oferecer ao desenvolvimento dessa suculência muita potência, que somado a outros manejos importantes, vão te garantir resultados maravilhosos.
Por isso mesmo preparamos esse texto, reunimos aqui tudo o que você precisa saber para que a sua rosa do deserto se mantenha saudável e bonita. Portanto, continue a leitura para saber muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
Qual o melhor adubo caseiro para rosa do deserto?
O melhor adubo caseiro para rosa do deserto é aquele que vai oferecer, além dos nutrientes, características que condizem com o tipo de solo no qual essa planta está adaptada para se desenvolver. Sendo assim, deve ser leve, permeável e solúvel.
Isso porque, o solo de cultivo deve permanecer com um bom sistema de drenagem mesmo após a aplicação do adubo. Portanto, atenção para não utilizar ingredientes que contribuam para que a água fique retida. Em especial se no solo de cultivo você utilizou terra vegetal.
Dito isso, vale mencionar, que os principais nutrientes que devem ser priorizados quando você for realizar as reposições são: potássio, fósforo, nitrogênio e cálcio.
Levando tudo isso em consideração, selecionamos uma receita incrível para você fazer aí na sua casa.
Com esse mix de nutrientes, que em sua maioria reaproveita restos de alimentos que seriam descartados, você vai conseguir fornecer todos os elementos necessários para um melhoramento tanto no crescimento quanto no processo de floração.
Legal, não é? Veja agora mesmo o que você vai precisar:
- Carvão moído;
- Casca de ovos trituradas;
- Borra de café;
- Farinha de ossos;
- Casca de banana.
Agora, para saber como preparar, as proporções adequadas, a aplicação correta e a quantidade ideal, levando em consideração o ciclo de desenvolvimento e o tamanho do vaso, dentre outras coisas, assista o vídeo abaixo.
Além disso, você vai poder conferir muitas dicas interessantes sobre aspectos dessa cultura.
Vale dizer ainda que, algumas pessoas preferem utilizar adubos químicos. Isso sem dúvidas garante uma reposição mais específica. Entretanto, a utilização de adubos orgânicos possui algumas vantagens.
Dessa forma, além de agregar ao solo um conjunto de nutrientes e micronutrientes, possui uma liberação consideravelmente mais lenta.
O que significa que, os efeitos que esse processo causa é prolongado e contribui para que não haja quedas significativas desses elementos no solo, influindo diretamente no aspecto da sua planta.
Por fim, ainda existe o benefício que alguns desses ingredientes são inseticidas naturais. Ajudando assim a repelir insetos prejudiciais para essa espécie.
Quando devo adubar a rosa do deserto?
A primeira adubação deve ser feita no preparo do solo. Visto que, como o substrato desse cultivo precisa possuir uma alta drenagem, a quantidade de areia utilizada é grande. E, como sabemos, a areia grossa lavada, que é a utilizada, é um elemento infértil.
Dessa forma, é necessário misturar a esse componente uma boa quantidade de matéria orgânica. O ideal mesmo é a seguinte mistura:
- 60% de areia grossa;
- 40% de húmus de minhoca.
Por causa dessa característica necessária, ou seja, a alta drenagem do solo e do recipiente de plantio, com o tempo os nutrientes presentes no vaso se esgotarão. Exatamente por isso que é importante a realização de adubações periódicas.
Sem os elementos necessários para a sua sobrevivência, a planta se enfraquece e começa a morrer. Portanto, para garantir uma manutenção adequada, você pode reaplicar o adubo orgânico que ensinamos acima, ou outro tipo da sua preferência, a cada dois meses.
Atenção: além do que já foi mencionado acima, você ainda precisa se atentar a dois pontos principalmente: o local de cultivo e o intervalo entre as regas. Sendo assim
- Você deve escolher o ambiente em que manterá a suculenta levando em consideração que ela precisa de uma boa quantidade de luz solar diária, cerca de 8 horas, e proteção para épocas chuvosas;
- A irrigação deve ser feita de forma leve, ou seja, sem encharcar o solo. Em épocas quentes, regue semanalmente, já para climas mais frios, o intervalo deve ser de 15 dias.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre qual o melhor adubo caseiro para rosa do deserto tenha sido devidamente esclarecida e que você aproveite a receita que selecionamos para você. Tenho certeza que os resultados serão incríveis.
De qualquer forma, conta pra gente o que você achou. Estamos curiosos para saber a sua opinião e também vamos gostar de conhecer a sua experiência com esse cultivo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!