Saber como manejar corretamente uma cultura é a chave para se ter bons resultados. Mas afinal, abacaxi gosta de sol ou sombra?
O ambiente onde essa planta será cultivado, bem como a frequência de rega e as características do solo, são elementos essenciais para que seja possível um desenvolvimento pleno e, consequentemente, a produção de frutas de qualidade.
Então, para responder a todas essas questões e esclarecer outras dúvidas comuns, preparamos esse texto! Reunimos aqui tudo o que você precisa para que o seu pé de abacaxi cresça saudável.
Continue a leitura para você saber muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
Abacaxi gosta de sol ou sombra?
Para respondermos de uma forma mais direta, o abacaxi gosta mais de sol do que de sombra. Entretanto, existem algumas particularidades em relação a exposição solar que devem ser consideradas.
Isso porque se trata de uma planta nativa das américas onde o clima tropical é predominante. Sendo assim, o ideal mesmo é um ambiente meia sombra.
Ou seja, que ofereça cerca de 4 a 6 horas de incidência solar direta, mas que garanta também um sombreamento, em especial para épocas quentes.
No fase da frutificação, os frutos devem ser protegidos da exposição ao sol de forma abundante. Caso contrário, eles podem acabar se queimando, gerando assim, prejuízos na qualidade da colheita.
Dentro desse mesmo contexto, isto é, as condições no qual o abacaxizeiro está adaptado, entra a questão da frequência das regas. Então, agora que você já sabe se abacaxi gosta de sol ou sombra, confira essa informação de forma detalhada.
E de água ele gosta?
Sim! Se tratando de uma planta tropical, o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento se caracteriza pelo calor e também pela umidade sempre presente.
Portanto, as regas devem ser relativamente constantes. A frequência vai depender do clima predominante na sua região. Isso porque o solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado.
O excesso de água pode ser muito prejudicial também. Dessa forma, cria-se um ambiente que favorece a proliferação de fungos e doenças relacionadas, bem como, pode adoecer as raízes, sobrecarregando-as e levando ao apodrecimento.
Sendo assim, se o clima estiver frio e úmido, a rega deve ser feita a cada três dias. Em épocas muito quentes, o ideal é que a irrigação seja diária, mas de forma leve, através de um pulverizador, por exemplo.
De qualquer forma, opte por realizar esse manejo pela manhã, assim, durante o dia a água irá sendo absorvida gradativamente, evitando com isso os acúmulos.
Como plantar abacaxi?
Essa é uma planta da família das bromélias, e, por possuir um porte relativamente pequeno, é possível realizar o cultivo até em apartamentos ou casas com pouco espaço, já que se pode plantar em vasos.
Para começar o plantio é muito simples! Vamos conferir esse passo a passo? Veja:
- Separe a coroa de uma planta. Esta deve ser retirada de um abacaxi que não esteja nem verde e nem maduro demais. Dê preferência para frutas que foram cultivados de forma orgânica e que possuam uma boa qualidade;
- Para remover essa estrutura, segure com uma das mãos a coroa e com a outra a fruta, de forma firme;
- Gire as mãos num movimento de torção, assim você vai conseguir retirar adequadamente a coroa;
- Depois disso, é necessário retirar algumas folhas da base. Esse pedaço exposto do “caule” é onde as raízes se desenvolverão;
- Agora, é só colocar essa parte livre de folhas dentro de um recipiente com água filtrada. É importante também que o material seja transparente para receber e absorver a luminosidade solar necessária;
- Em cerca de 10 a 15 dias as raízes começam a se desenvolver. Aguarde cerca de um mês, realizando trocas periódicas da água, para poder plantar a sua muda.
Atenção: durante esse processo, certifique-se de que as folhas não fiquem molhadas ou submersas.
- Selecione o vaso
Caso você queira cultivar em vasos, tenha em mente que quando maior o espaço, melhor será o desenvolvimento dessa planta. Entretanto, no mínimo, ela precisa de um recipiente com 50 centímetros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro. - Prepare o substrato
O solo precisa ser fértil, ter boas quantidades de matéria orgânica e ainda possuir uma boa drenagem. A proporção ideal é 70% de terra vegetal para 30% de adubo ou composto orgânico. - Plantio
Basta agora plantar a muda no substrato, cobrindo totalmente a parte onde a raiz se desenvolveu.
Se tudo for feito adequadamente dentro da média de produção você já poderá colher o seu fruto.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre se abacaxi gosta de sol ou sombra tenha sido esclarecida, bem como, que as outras informações sobre os elementos essenciais para um bom cultivo, tenham sido úteis para você.
Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber sobre a sua opinião e experiência sobre o assunto.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!