Como fazer um pé de abóbora produzir?

Você está tendo problemas em saber como fazer um pé de abóbora produzir? Então você está no lugar certo!

Reunimos nesse texto informações importantíssimas para qualquer tido de produtor. Isso porque, basicamente o que define o desenvolvimento e a produção de uma planta são as condições ambientais e o manejo correto com a cultura.

Da mesma forma, é exatamente por não conhecer essas especificidades e demandas que o plantio da abóbora  pode sofrer prejuízos significativos que vão afetar diretamente na produtividade.

Portanto, aqui você vai encontrar tudo o que precisa saber para ajustar o seu cultivo e assim oferecer as melhor condições para um crescimento saudável e pleno da sua planta. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Como fazer um pé de abóbora produzir?

Como fazer um pé de abóbora produzir

Para saber como fazer um pé de abóbora produzir, basicamente, você precisa oferecer as condições mais próximas daquilo que essa planta é naturalmente adaptada. Bem como, o fornecimento de nutrientes essenciais.

Considerando esses aspectos você terá uma ótima produção, sem dúvidas. Sendo assim, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que essa espécie é muito sensível a baixas temperaturas, sendo nativas de regiões com climas quentes.

Dessa forma, é muito importante saber qual a melhor época para se iniciar esse cultivo, levando em consideração essa demanda primordial. Entretanto, de uma forma geral, no início da primavera é o momento mais recomendado.

Para sermos mais específicos, o ideal é que a temperatura oscile entre 25º C a 30º C, no início do ciclo, ou seja, para a germinação e desenvolvimento dos estágios iniciais da planta.

Já para um bom desenvolvimento dos frutos, seja em relação ao tamanho, quanto sobre a qualidade das abóboras, a média da temperatura deve ser entre 18º C a 30º C.

Dito isso, vamos ver como fazer um pé de abóbora produzir adequadamente, através do manejo correto dessa cultura.

Características do solo e adubação

O solo para se cultivar a abóbora deve ser principalmente bem drenado e profundo. Dessa forma, a água não se acumula nas raízes, o que pode realmente ser muito prejudicial, podendo inclusive levar a plantação a morte.

Para além disso, é necessário realizar uma preparação prévia do substrato onde a cultivo será feito. Isso porque é importante que o solo seja fértil.

Portanto, aposte em adubos e compostos orgânicos, como esterco curtido (especialmente de aves) e húmus de minhoca, por exemplo. Por fim, vale mencionar, o pH ideal fica entre 6 e 6,5.

Para se definir melhor as carências nutricionais, bem como, se há a necessidade de ajustes em relação ao pH, é recomendado um teste de análise do solo.

Se você quer conhecer uma adubação específica para cada estágio de desenvolvimento, confira abaixo um vídeo que vai te ajudar nesse processo.

Intervalo entre as regas

O pé de abóbora deve ser irrigado com frequência, principalmente no início, ou seja, depois de feito a semeadura, até uma certa maturação da planta.

De qualquer forma, apesar da grande necessidade de água, a rega deve ser feita a fim de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

Por isso mesmo, o ideal é fazer esse manejo cultural pela manhã, com isso, a água vai sendo absorvida durante o dia, evitando o acúmulo.

Em momentos onde a sua região estiver com climas amenos, você pode molhar as suas plantas a cada dois ou três dias. Já para quando a temperatura estiver elevada, como acontece no verão, o recomendado é irrigar diariamente.

Especificações do plantio

Por fim, é importante considerar também as especificações do cultivo, ou seja, a profundidade, a quantidade de sementes, o espaçamento recomendado entre as plantas, dentre outras coisas.

Isso porque, se for feito de forma inadequada o desenvolvimento tanto das plantas, quanto dos frutos, será comprometido e você poderá ter prejuízos.

Portanto, confira abaixo:

  • Cada cova deve ter cerca de dois centímetros de profundidade;
  • Para cada cova, deve-se plantar três sementes de abóbora;
  • O distanciamento recomendado é de 2 a 3 metros entre as linhas e de 1 a 2 metros entre entre as plantas da mesma fileira;
  • Insetos são importantes para a polinização, sem eles o cultivo pode ser inviabilizado. O horário mais comum para que esse processo aconteça é de 7h às 12h, portanto, evite manejos durante esse período.

Atenção: você também pode optar por produzir as mudas primeiro antes de plantar diretamente no solo. Algumas pessoas preferem essa forma de cultivar a abóbora. Se for o seu caso, transfira a muda para a terra depois que a planta apresentar duas folhas.

Conclusão

Esperamos que você tenha esclarecido de forma satisfatória a sua dúvida sobre como fazer um pé de abóbora produzir com qualidade. Bem como, contamos que as informações que reunimos no artigo tenham sido úteis.

Conta pra gente sobre os seus resultados e experiência com o plantio desse alimento. Vamos gostar muito de saber!

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!