Afinal, alecrim gosta de sol ou sombra? Apesar de ser uma erva de cultivo simples, é importante se atentar a essa e outras necessidades básicas.
Cada vez mais pessoas tem se interessado em começar uma hortinha em casa, pela praticidade e para melhorar a sua alimentação. Isso porque, a maioria desses alimentos chegam a nossa mesa com grandes quantidades de agrotóxicos.
Dentro desse contexto, o cultivo do alecrim desperta o interesse de muita gente. Visto que, se trata de uma planta muito versátil, podendo ser utilizadas para várias finalidades que vão muito além do tempero.
Então, para esclarecer essa e outras dúvidas comuns sobre as características do cultivo dessa planta, preparamos esse texto! Aqui você vai aprender tudo para que a sua erva se desenvolva plenamente.
Você pode se interessar em ler também:
Alecrim gosta de sol ou sombra?
Para responder de forma direta, o alecrim gosta mais de sol do que de sombra. Você pode sim cultivar em meia sombra, entretanto é muito importante oferecer, no mínimo, de 3 a 5 horas de incidência solar direta diariamente.
E, de uma forma geral, quando for escolher o local onde a planta será mantida, certifique-se que o ambiente seja bem iluminado, mesmo que indiretamente.
Tudo isso está relacionada a origem dessa erva, que determina além dessa demanda, outras condições adequadas para que a planta cresça saudável e alcance todo o sue potencial.
Dessa forma, o alecrim é de origem mediterrânea, o que confere a essa planta uma grande resistência ao calor e a exposição solar. Ambientes completamente sombreados foge do contexto no qual o vegetal está adaptado e, com certeza, prejudicará o ciclo de desenvolvimento.
Mas, vale dizer, essa é uma planta realmente muito resistente e, apesar de preferir a exposição solar e climas quentes, sobrevive mesmo em condições não apropriadas.
Por exemplo, essa erva quando adulta, pode suportar temperaturas baixas e até geadas. Entretanto, levará um tempo para que se recupere totalmente depois de extremos assim.
Vale mencionar ainda que o alecrim se trata de uma planta perene, o que significa que, dentro das condições adequadas e com o manejo correto, o cultivo durará muitos anos.
Portanto, agora que você já sabe se alecrim gosta de sol ou sombra, confira também outros elementos importantes para que você consiga oferecer as condições ideais e assim ter excelentes resultados.
Cuidados com o alecrim
Ainda levando em consideração as regiões de onde é nativa, é interessante tentar oferecer o mais próximo das condições na qual essa planta está habituada a se desenvolver, em especial em relação ao solo e o intervalo de regas.
Vale mencionar que você pode realizar o cultivo a partir de um galho, que é a forma mais simples, ou por sementes.
Sendo assim, confira!
Solo ideal para o alecrim
Apesar de possui uma alta capacidade de adaptação, a característica principal que o solo deve ter é possuir uma boa drenagem. Bem como, o vaso ou local onde o alecrim será cultivado. O acúmulo de água pode prejudicar a sua erva.
Por isso, o ideal é misturar um pouco de areia grossa no substrato para agregar a terra uma maior porosidade. A proporção deve ser:
- 3 partes de substrato (terra vegetal, adubos e compostos orgânicos);
- 1 parte de areia grossa.
Rega adequada
Uma planta adulta não demanda uma rega constante. Pelo contrário, o excesso pode inviabilizar o cultivo. O ideal é fazer esse manejo duas vezes na semana, se atentando para o intervalo de no mínimo 2 dias entre as regas.
Ainda assim, a irrigação deve ser leve. Ou seja, nada de encharcar o solo, utilize água suficiente apenas para deixar o solo úmido.
Dicas:
- No início do cultivo, mantenha sempre o solo úmido. Isso fará com que o seu crescimento aconteça de forma mais acelerada. Mas atenção! Não exagere na quantidade de água. Encharcar o solo constantemente pode levar a planta a morte;
- Você também pode aproveitar as flores do alecrim. Elas são comestíveis e proporcionam um grande diferencial para vários pratos;
- Caso a planta cresça para além do desejado, você pode simplesmente realizar uma poda e colocar os galhos para secar. Assim você aproveita o que foi cortado para usar posteriormente sem nenhum problema;
- Se você for optar por cultivar em vasos, escolha um recipiente de 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura, pelo menos;
- O espaçamento ideal entre plantas deve ser de no mínimo 50cm.
Conclusão
Bom, esperamos que com as informações que reunimos no texto você tenha conseguido esclarecer a sua dúvida sobre se alecrim gosta de sol ou sombra e com isso possa oferecer melhores condições de desenvolvimento para a sua planta.
Contamos também que os esclarecimentos sobre os outros manejos principais tenham sido úteis para você. Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião e também sobre a sua experiência com essa erva.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!