Afinal, antúrio gosta de sol ou sombra? Hoje você vai esclarecer essa e outras dúvidas sobre o cultivo dessa planta tão querida pelos brasileiros.
Para se ter uma ideia existem mais de 600 espécies diferentes de antúrio catalogadas em todo o mundo. Justamente por ser tão popular e apresentar uma grande variedade de cores, o interesse nessa planta se mantém sempre grande, de uma forma geral.
Entretanto, é comum ainda haver dúvidas sobre manejos básicos para um bom desenvolvimento do antúrio, bem como, para o ciclo de floração. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Reunimos aqui muitas informações importante nesse aspecto.
Gostou? Continue a leitura para saber muito mais.
Você pode se interessar em ler também:
Antúrio gosta de sol ou sombra?
O Antúrio gosta mais de sombra do que de sol, isso não quer dizer que não existe a necessidade de uma boa iluminação solar, entretanto deve ser proporcionada de forma indireta. Esse cultivo é conhecido como sombreamento parcial.
Então, se você cultivar em vasos, posicione o seu antúrio próximo de janelas ou em varandas, assim você vai estar oferecendo a iluminação adequada e também um ambiente mais fresco, que contribui também para a saúde da planta.
Em jardins maiores, onde a presença de outras espécies fornecem sombreamento, como arbustos e árvores, por exemplo, também é possível plantar diretamente no solo.
Sendo assim, nada de deixá-la em locais escuros ou abafados. A carência da iluminação natural pode gerar muitos prejuízos no ciclo da planta, estagnar o crescimento, contribuir para o aparecimento de patologias e inclusive, levá-la a morte.
Vale dizer que essa é uma planta bastante resistente em relação às variações de temperatura. Isso porque, como mencionamos, existe uma grande variedade de antúrios, sendo umas mais adequadas a regiões com climas frios e outras mais resistentes a altas temperaturas.
Entretanto, de uma forma geral, sendo essa uma planta nativa de regiões predominantemente tropicais, um clima ameno é o mais ideal para o seu desenvolvimento.
Dessa forma, a faixa onde a mínima seja em média 18ºC e a máxima não ultrapasse 27ºC é perfeita para o antúrio crescer plenamente.
Justamente por isso, o cultivo em vasos em ambientes internos é mais comum, dessa forma se consegue gerir melhor a questão da exposição solar e também da temperatura.
Bom, agora que você já sabe se antúrio gosta de sol ou sombra, confira outras informações importantes sobre o manejo adequado dessa espécie.
Como cuidar do Antúrio?
Antes de tudo, uma boa notícia, essa planta não requer muita dedicação ou cuidados específicos. Por isso, é considerada uma espécie de fácil cultivo, perfeita para quem está iniciando no mundo das plantas.
Além disso, você conta com várias opções de cores para enfeitar a sua casa nos períodos de floração, que acontecem geralmente na primavera ou verão.
Mas não pense que a beleza da planta se limita a esse momento, suas folhas são brilhantes e chamam a atenção quando bem cuidadas.
Então, para garantir um aspecto bonito e saudável do seu antúrio, e também para fazer ele florir, você precisa se atentar ao:
- Intervalo entre as regas: o intervalo vai variar de acordo com as temperaturas no momento da sua região. Mas, a regra é: o solo precisa ser mantido úmido, mas não encharcado. O excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes e outros problemas com o cultivo;
- Substrato: apesar de, geralmente, o antúrio já vir plantada em um substrato adequado, o ideal é refazer a adubação com matéria orgânica a cada três meses. Lembrando que o solo também deve possuir uma boa drenagem, pelos mesmos motivos que mencionamos acima;
- Poda: esse manejo não é necessário, mas você deve ir removendo folhas e estruturas velhas e danificadas com o tempo. Assim, além de melhorar o aspecto da planta, a seiva é direcionada para os galhos certos, contribuindo para a manutenção da saúde do antúrio.
Atenção: essa espécie é considerada toxica. Portanto, tenha o cuidado de mantê-la longe de animais domésticos e crianças.
Conclusão
Esperamos que as informações do texto tenham ajudado a esclarecer, não só a dúvida sobre se antúrio gosta de sol ou sombra, mas também outras questões relacionadas.
Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber como tem sido o seu cultivo e sobre os seus resultados também.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!