Será que chuchu gosta de sol ou sombra? Quer esclarecer essa dúvida tão comum entre as pessoas que cultivam esse alimento? Vem com a gente.
Entender sobre as condições ideais para o desenvolvimento de uma cultura é essencial, e um fator determinante, para bons resultados.
Então, para responder a essa e outras questões relacionadas, preparamos esse texto com informações indispensáveis para que a sua plantação cresça com saúde e vitalidade. O que consequentemente, vai refletir diretamente na sua produção.
Gostou? Tem muito mais! Continue a leitura e vem descobrir tudo o que você precisa para plantar chuchu adequadamente.
Chuchu gosta de sol ou sombra: Veja o que é melhor
Para responder de forma direta, chuchu gosta mais de sol do que de sombra. Isso porque essa planta se desenvolve melhor em temperaturas mais quentes. Mas também é possível o cultivo em situações “meia-sombra”.
Entretanto, se você puder optar por um ambiente com incidência solar direta, seguramente a planta se beneficiará mais. De qualquer forma, a luminosidade solar é fundamental para que essa planta cresça e se desenvolva bem.
Portanto, mesmo em “meia-sombra” certifique-se de que essa necessidade básica será atendida.
Por ser uma planta característica de regiões tropicais, o clima ideal para o seu cultivo fica entre 18º a 27º. Ou seja, temperaturas que variam de amenas para quentes e que possibilitam a presença da umidade de forma mais controlada.
Vale mencionar que o pé de chuchu não suporta climas muito frios, o seu cultivo fica impossível em temperaturas abaixo de 13º. Mas atenção também ao calor em demasia. Isso também pode gerar muitos problemas e comprometer a produção.
Isso porque, muito acima da média que mencionamos, a planta sofre um processo de hiperprodução de brotos, que faz com que as flores e os frutos comecem a cair do pé.
Agora que você já sabe se o chuchu gosta de sol ou sombra, vamos conferir outros elementos essenciais para o seu desenvolvimento.
Como deve ser a rega do chuchu?
Como mencionamos, essa é uma planta que gosta de ambientes úmidos. Portanto, em especial em épocas mais quentes, o solo deve ser mantido frequentemente úmido, para oferecer essas condições ideais para o crescimento da cultura.
Mas você deve se atentar muito aos excessos, apesar de demandar uma rega constante, o excesso de água pode acabar sendo tão prejudicial quanto a falta. Então, nunca permita que a terra fique encharcada.
Isso pode sufocar as raízes e, com o tempo, levar ao apodrecimento e consequentemente a morte dos pés.
Por isso, um fator indispensável para se plantar chuchu é que o solo da área destinada para o cultivo possua uma boa drenagem. Dessa forma não haverá o acúmulo de água.
Além disso, para otimizar os seus resultados, você pode agregar à terra compostos orgânicos, como por exemplo, esterco animal, húmus de minhoca, terra de compostagem, etc.
Assim você garante maior fertilidade e nutrientes essenciais para que a sua colheita seja incrível, tanto em relação ao tempo de produção, quanto em qualidade, quantidade e tamanho dos frutos.
Como fazer o tutoramento do chuchu?
O tutoramento consiste em oferecer um suporte para que a planta possa se apoiar durante o desenvolvimento. Algumas plantas demandam esse tipo de cuidado, o pé de chuchu é uma delas.
Isso porque essa é uma planta trepadeira, ou seja, no decorrer do seu desenvolvimento ela vai precisar de estruturas para ir se enroscando.
No início do ciclo, quando os brotos começarem a subir, você precisará fazer um tutoramento utilizando objetos como varas de bambu ou de madeira, e amarrar delicadamente, de preferência com linhas de lã, a planta nesse apoio.
Entretanto, com o passar do tempo, será necessário a instalação de uma estrutura mais adequada para comportar o crescimento e também o peso dos frutos, como por exemplo, um pergolado.
Dica: dê preferência em iniciar o plantio na fase da lua crescente. Nesse momento a força gravitacional do satélite beneficia esse cultivo.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Espero que a sua dúvida sobre se o chuchu gosta de sol ou sombra tenha sido devidamente esclarecida, bem como que as outras informações que reunimos no texto tenham sido úteis para você.
Conta pra gente o que você achou e também sobre a sua experiência com essa cultura. Vamos adorar saber a sua opinião sobre o assunto.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!