Está tendo problemas com a sua planta e quer saber como cuidar de babosa que está morrendo? Então, você está no lugar certo!
Reunimos aqui informações e dicas que podem salvar a sua suculenta, além de contribuir muito para o desenvolvimento das folhas, tanto em tamanho quanto em espessura.
Dessa forma, você terá ótimos resultados, independente se você quer utilizar essa planta como um elemento decorativo ou se beneficiar das suas propriedades medicinais e estéticas.
Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais!
Como cuidar de babosa que está morrendo?
Para saber como cuidar de babosa que está morrendo, é importante, antes de tudo, identificar o motivo dessa planta está definhando e corrigi-lo imediatamente.
Apesar desse ser um vegetal resistente e que não demanda muitos cuidados e dedicação cotidiana, alguns elementos podem acabar gerando a morte dessa suculenta.
Isso acontece principalmente por causa do mau manejo, ou seja, não conhecer as características e necessidades da planta e acabar cultivando de forma inadequada.
Você pode identificar vários problemas observando a coloração e aspecto da babosa. Por exemplo:
- Folhas amarronzadas, amolecidas e sem forma: sinal de apodrecimento das raízes gerado pelo excesso de rega;
- Folhagem amarelada: excesso de exposição solar a altas temperaturas;
- Folhas com tonalidades claras: falta de exposição solar;
- Folhagem murchas, translúcidas e secas: falta de água.
Como recuperar a babosa?
Antes de tudo, é importante dizer que, independente da causa, é muito importante fazer também uma adubação rica em potássio, fósforo e nitrogênio. Dessa forma, você vai garantir nutrientes essenciais para que a sua planta tenha a força necessária para reagir.
Você pode utilizar, por exemplo: húmus de minhoca, esterco curtido de animais (em especial de aves), terra de compostagem, cama de frango, etc.
Ou mesmo preparar o seu adubo caseiro com ingredientes como a casca de banana, casca de ovos, borra de café, casca de batatas, entre outras coisas.
Dito isso, confira o que fazer de acordo com cada problema.
Apodrecimento radicular
Dentre esses indicativos que mencionamos, caso você tenha o costume de irrigar a sua planta com frequência, o local de cultivo não possua uma boa drenagem, o solo onde a babosa foi plantada seja pesado e você tenha identificado as características de um possível apodrecimento das raízes, cheque imediatamente.
Para isso será necessário remover, com cuidado, a planta e analisar o aspecto dessas estruturas. Se for esse o caso, remova todas as ramificações que apresentarem uma textura mole e escura. Mantenha apenas as raízes saudáveis.
Depois faça um replantio utilizando uma terra vegetal fértil misturada com um pouco de areia para agregar ao solo porosidade, leveza e drenagem. Também escolha um recipiente/ambiente mais amplo e adequado.
Se for cultivar em vasos, certifique-se de que estes possuam os furos para que a água não fique retida.
Por fim, posicione a sua planta em um local que receba uma boa luminosidade solar e regue, em média, uma vez por semana de forma leve, apenas para trazer um pouco de umidade ao solo.
Problemas com a exposição solar
Se você vive em um local onde as temperaturas são realmente altas, a sua babosa pode ter se queimado pelo excesso de incidência solar. Nesses casos, o que você pode fazer é mudar o local onde você está cultivando.
Mas, vale dizer, não a transfira para dentro de casa ou um local totalmente sombreado. Mantenha-a em meia sombra, onde poderá ainda receber a iluminação necessária para o seu desenvolvimento.
Da mesma forma, a falta de exposição solar pode ser muito prejudicial. Deve-se ter em conta que essa planta é nativa de regiões quentes e precisam de pelo menos 8 horas de iluminação diária e direta.
Portanto, se você identificar que esse é o motivo da sua planta estar definhando, coloque-a a sol pleno.
Falta de água
Justamente por não demandar tantos cuidados e uma rega constante, muitas pessoas acabam racionando demais a água e gerando prejuízos para a planta. Além dos aspectos que mencionamos, as folhas podem apresentar também um enrugamento ou torção.
Isso vai significar que a babosa está utilizando as próprias reservas para suprir essa carência. Dessa forma, para cuidar da sua suculenta nesses casos, regue a planta até que a terra fique úmida. Cuidado para não encharcar!
Durante a semana continue irrigando, mas de forma leve. O ideal é utilizar um borrifador para ir dando essa manutenção sem exageros.
Quando as folhas se recuperarem, você pode voltar ao intervalo recomendado, ou seja, fazer a rega uma vez por semana. Em épocas mais frias, você pode prolongar esse período para cada 10 ou 15 dias.
Observação: em todos os casos é importante fazer uma poda e retirar, de forma cuidadosa, todas as folhas e ramos danificados por esses processos. Feito isso, o tempo que a babosa vai demorar para crescer de novo vai depender dos manejos mencionados.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Bom, esperamos que sabendo agora como cuidar de babosa que está morrendo, você consiga recuperar a sua planta e ter ótimos resultados de desenvolvimento.
Conta para gente depois se funcionou! Vamos gostar muito de saber a sua opinião e sobre a sua experiência.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!