Está em busca de opções de flores que atraem borboletas para o seu jardim ou varanda? Então você está no lugar certo! Preparamos uma lista incrível para você.
Além dessas lindas visitantes, é bem provável que essas flores acabem chamando a atenção de outros insetos polinizadores e até beija-flores. Tudo isso é possível selecionando espécies de plantas mais adequadas, que garantirão a presença desses animais naturalmente.
Portanto, continue a leitura para conhecer 5 variedades de flores indispensáveis para atender a esse objetivo. Vem com a gente!
Você pode se interessar em ler também:
Flores que atraem borboletas: Quais as melhores?
Antes de tudo, vale mencionar que, a coisa mais importante que devemos considerar ao escolher as nossas flores que atraem borboletas, é a quantidade de néctar presente nas espécies. Isso porque é exatamente isso que esses animaizinhos estão em busca.
No caso de borboletas adultas, elas também estarão em ambientes que forneçam alimentos para as futuras lagartas da sua prole.
Dito isso, confira a nossa lista abaixo com algumas sugestões.
Lavanda
A lavanda é particularmente conhecida pelo seu perfume inconfundível, o que é um aspecto muito atrativo para borboletas. Você deve cultivá-la também a sol pleno, ou seja, ambientes externos, o que é ideal para a visitas desses insetos.
A rega não deve ser feita com frequência, uma vez na semana geralmente já é o suficiente. Se o clima estiver muito quente, pode realizar esse manejo duas vezes na semana. O solo precisa ser fértil e bem drenado.
Além disso, a espécie tem várias propriedades relaxantes que fazem bem a saúde e pode ser também utilizada como tempero.
Margarida
Uma outra opção são as margaridas, que possuem um fácil cultivo e manejo, suas flores atraem borboletas e outros insetos polinizadores.
Além de possuir boas quantidades de néctar, e uma grande variedade de cores, suas folhas também são um ponto importante, já que as borboletas depositam seus ovos a fim de que as lagartas da sua prole tenham condições de se alimentar bem.
Você pode cultivar tanto a sol pleno, como em meia sombra. Mas é importante fornecer cerca de 6 horas de incidência direta. A rega deve ser feita a fim de manter o solo úmido. Por isso evite irrigar em momentos quentes do dia.
Girassol
Principalmente em momentos mais quentes do ano, como no auge da primavera ou durante o verão, essa floração maravilhosa é uma grande aliada para atrair esses insetos para o seu jardim.
Além das borboletas, essa espécie chama atenção especialmente de beija-flores. Mas também abelhas e outros insetos que contribuem para o processo de polinização.
No mínimo o girassol vai precisar de 6 horas diárias de exposição solar direta. Mas, o ideal mesmo é plantar em ambientes abertos onde a luz natural seja fornecida o máximo possível. A irrigação precisa ser feita assim que você perceber que o solo está superficialmente seco.
Cambará
Sem dúvidas essa é uma espécie indispensáveis para quem quer ter borboletas no jardim. Essa é uma das plantas queridinhas desses bichinhos.
Além da grande quantidade de néctar presente nas suas estruturas, as suas cores são outra característica que chamam muito a atenção desses insetos. Dessa forma, se apresentam nas tonalidades: vermelha, laranja, amarela e lilás.
Também é uma planta que demanda bastante iluminação solar direta e um solo frequentemente úmido. Mas cuidado para não encharcar.
Maracujá
Essa aqui é uma daquelas opções que unem o útil ao agradável. Ou seja, além de poder consumir o fruto, de uma forma orgânica, plantar maracujá vai fazer com quê a presença de borboletas se intensifique muito!
Isso porque a beleza exótica, perfume e néctar é um convite e tanto para os insetos começarem a frequentar o seu jardim.
É uma planta que gosta de calor e incidência solar direta. A rega não precisa ser frequente, solos úmidos podem prejudicar o seu desenvolvimento. Portanto, ofereça água apenas quando o solo estiver seco.
Conclusão
Esperamos que com as alternativas que apresentamos no texto você se inspire em relação ao cultivo de flores que atraem borboletas e consiga ótimos resultados nesse aspecto.
Tem alguma outra sugestão? Conta pra gente! Vamos gostar muito de saber também sobre a sua experiência com essas espécies mencionadas.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!