Você já se deparou com uma fruta que parece tomate e ficou se questionando o que era aquilo? Hoje essa dúvida será esclarecida.
Na realidade são duas frutas que comumente são confundidos com o tomate. Dessa forma, além de descobrir os nomes desses alimentos, você ainda vai conhecer as suas características principais.
Também vamos falar sobre os inúmeros benefícios de incluí-los na sua alimentação. Gostou? Tem muito mais! Então vem com a gente e continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Fruta que parece tomate: Descubra qual o nome
O nome da fruta que parece tomate é o caqui ou o tamarillo, que inclusive é conhecido como tomate de árvore.
Eles, na realidade, possuem formatos bem diferentes um do outro, enquanto o caqui é mais arredondado, o tamarillo possui uma forma mais comprida.
Entretanto, como sabemos, existe uma grande variedade de tomates, seja em formas ou tamanhos, e, dessa forma, esses dois frutos se assemelham a tipos diferentes.
Bom, para conhecer melhor cada tipo, vamos falar especificamente sobre as características de cada um. Dessa forma, você vai poder identificar qual, dentre as duas, é a fruta que você está buscando o nome.
Caqui
Essa é uma fruta tropical proveniente da China e do Japão e que se adaptou muito bem no Brasil. Se assemelha muito as variedades de tomate mais arredondados, principalmente o tipo Débora, Carmém e Momotaro.
O Caqui possui um sabor adocicado e a sua casaca é fina e delicada, o que contribui para que ela também seja consumida. Dentre as variedades mais consumidas aqui no país estão:
- caqui-chocolate: possui um aspecto mais alaranjado, é menos doce e também mais consistente;
- caqui rama-forte: esse é aquela versão mais avermelhada, também é mais doce e menos consistente.
Observação: as variedades mais moles possuem uma substância chamada tanino, responsável por aquela sensação que as pessoas chamam de “amarrar a boca”. Por isso, se você comprar esse tipo, deve consumi-lo bem maduro.
Essa fruta, além de ser consumida in natura, pode ser utilizada de várias outras formas, como por exemplo, em sucos, geleias, bolos, doces, sorvetes, molhos, dentre outras coisas.
Dentre os benefícios de consumir o caqui podemos citar:
- Excelente fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
- Rico em fibras, que atua no bom funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade;
- Também possui alta composição de vitamina A, que combate os radicais livres, ou seja, tem ação antioxidante;
- Possui betacaroteno, que ajuda a controlar a pressão arterial;
- Faz bem para a visão, já que possui, além da vitamina A, luteína e zeaxantina.
Ainda se você pratica atividades física, essa fruta que parece tomate pode ser uma grande aliada, já que possui um alto teor de açúcar, sendo assim, um alimento energético.
Além disso, como também possui potássio, ajuda a repor esse nutriente que é perdido durante os treinos pelo suor.
Tamarillo
Já o tamarillo é uma fruta que possui muita semelhança com o tomate sweetgrape, que é aquela variedade menorzinha e mais comprida que o tomate cereja.
Esse é um fruto que se desenvolve em árvores de pequeno porte e possui um sabor muito diferenciado, isto é, agridoce.
Para se aproveitar todos os seus benefícios, o ideal é consumi-lo in natura, mas pelo seu sabor característico é também um ingrediente que pode ser utilizado para vários preparos.
Como por exemplo, molhos para carnes diversas, geleias, compotas, sucos e drinks, sobremesas, dentre outras coisas.
Dentre os benefícios do tamarillo estão:
- Ajuda no metabolismo, já possui vitamina B e complexo B;
- Melhora o sistema imunológico por possuir alta concentração de vitamina C;
- Também é antioxidante sendo uma excelente fonte de vitamina E, o que melhora a saúde da pele;
- Por possuir muitos minerais, como o potássio e o magnésio, ajuda muito a regular a pressão e atuar na saúde do coração.
Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, a evitar e melhorar problemas relacionados a visão e ainda é um aliado para quem quer perder peso por causa das fibras que garantem uma sensação de saciedade prolongada.
Conclusão
Agora que você conhece o nome da fruta que parece tomate, ficou mais fácil identificar quando se deparar com uma delas, não é?
Bom, espero que as informações do texto tenham sido úteis e que você tenha se convencido a começar a consumir esses alimentos com frequência para aproveitar os seus benefícios.
Experimente! E depois conta pra gente o que achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.
Boa sorte e até a próxima.