Frutas amarelas: 6 Tipos diferentes com nomes e imagens

As frutas são alimentos extremamente saudáveis e nutritivos, e vêm em uma ampla variedade de cores e sabores, dentre elas as frutas amarelas.

Esse tipo de fruta, em particular, são ricas em antioxidantes e vitamina C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a combater os radicais livres que podem danificar as células do corpo. Portanto, é muito importante incluí-las na sua alimentação diária.

Então, pensando em contribuir para as suas escolhas nesse sentido, preparamos esse texto! Reunimos aqui 6 tipos diferentes de frutas amarelas para você variar o seu consumo e assim aproveitar todos os benefícios desses alimentos.

Além disso, você vai poder conferir suas características, usos principais e dicas de cultivo. Por isso, vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Frutas amarelas: 6 Tipos diferentes

1 – Manga

Frutas amarelas

A manga é uma fruta tropical que é originária da Índia, mas é cultivada em muitos países ao redor do mundo, incluindo Brasil. Ela é conhecida por sua polpa suculenta e doce e pela sua cor amarela vibrante. Além disso, a manga é rica em vitaminas C e A, fibras e antioxidantes.

Usos: A manga é uma fruta muito versátil e pode ser usada em diversas receitas, desde saladas até sobremesas. É comumente consumida fresca, em sucos, geleias, sorvetes e como ingrediente em pratos salgados. Na culinária indiana, a manga é um ingrediente comum em muitos pratos, como o chutney de manga.

Cultivo: A mangueira é uma árvore que cresce melhor em climas quentes e úmidos. Ela precisa de muito sol e água para crescer adequadamente. A colheita da manga geralmente ocorre entre os meses de junho e agosto.

2 – Abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical de polpa amarela e sabor doce e ácido. Ele é rico em vitamina C, manganês e bromelina, uma enzima digestiva.

Usos: O abacaxi é frequentemente consumido fresco, mas também pode ser utilizado em sucos, smoothies, sobremesas, saladas de frutas e pratos salgados como pizzas, sanduíches e espetinhos.

Cultivo: O abacaxi é uma planta perene que cresce bem em sol pleno e solo bem drenado. Ele é cultivado em áreas com temperaturas médias entre 20 °C e 30 °C e precisa de muita água durante a estação de crescimento. Além disso, o abacaxi é geralmente propagado a partir de mudas.

3 – Maracujá

O maracujá é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, fósforo e cálcio. Além disso, contém compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, como os flavonoides e carotenoides.

Estudos indicam que o maracujá pode ajudar a regular a pressão arterial, melhorar o sistema imunológico e combater o estresse e a ansiedade.

Usos: O maracujá é muito utilizado na culinária, tanto na forma de sucos e sorvetes como na preparação de sobremesas, bolos e tortas. Além disso, pode ser consumido in natura, como uma opção saudável e saborosa de lanche.

Cultivo: O maracujá é uma fruta de clima tropical e subtropical, que cresce melhor em regiões quentes e úmidas. É uma planta trepadeira, que precisa de suporte para crescer, como uma cerca ou um arame. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.

4 – Banana

A banana é uma fruta rica em potássio, vitamina C, vitamina B6 e fibras. Bem como, possui grandes quantidades triptofano, que ajuda a melhorar o humor e combater a depressão.

Usos: você pode consumir a banana é in natura, em sobremesas, saladas e até mesmo em pratos salgados. Dessa forma, Ela é muito utilizada em receitas de bolos e pães por causa da sua textura e sabor adocicado.

Cultivo: A banana é cultivada em regiões tropicais e subtropicais. Por isso, se trata de uma planta que gosta de sol e precisa de água regularmente. O período de colheita da banana varia de acordo com a variedade.

5 – Melão

Frutas amarelas

Antes de tudo, vale mencionar que, existem várias variedades de melão, cada uma com sabor e aparência distintos. De qualquer forma, essa fruta possui baixo teor calórico e alto teor de água, além de ser rico em vitaminas A e C, potássio e antioxidantes.

O consumo regular de melão pode ajudar a melhorar a saúde da pele, reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar a digestão.

Usos: o melão é frequentemente consumido fresco como uma sobremesa refrescante ou adicionado a saladas de frutas e smoothies. Mas, ele também pode ser usado para fazer sorvetes, sucos e conservas.

Cultivo: essa fruta vai prosperar de forma mais eficiente quando cultivado em climas quentes e úmidos, com solos bem drenados e rico em nutrientes. A planta precisa de bastante água e luz solar para crescer e produzir frutas.

6 – Nêspera

Por fim, uma variedade menos conhecida, mas que vale a pena conhecer! A nêspera é uma fruta de polpa suculenta e doce, geralmente consumida fresca. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, especialmente vitamina C e potássio. Também contém antioxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas.

Usos: como mencionamos anteriormente, a nêspera é consumida principalmente in natura, como uma sobremesa ou lanche. Entretanto, também pode ser usada em saladas de frutas e outros pratos. Algumas variedades de nêspera podem ser usadas para fazer compotas e geleias.

Cultivo: Essa é uma árvore frutífera perene que cresce bem em climas temperados a subtropicais. Por isso, a planta requer solo bem drenado e luz solar adequada.

Ela deve ser podada regularmente para manter seu tamanho e forma, e também pode precisar ser protegida de pragas e doenças.

Além dessas, podemos ainda citar:

  • Damasco;
  • Caju;
  • Seriguela;
  • Algumas variedades de laranjas;
  • Algumas variedades de limão;
  • Carambola;
  • Pêssego;
  • Outras.

Conclusão

Em resumo, as frutas amarelas são uma excelente fonte de nutrientes, e podem ser incorporadas em uma dieta saudável e equilibrada de diversas maneiras.

Além disso, atentando as particularidades de cada planta é possível cultivá-las e produzir suas frutas com sucesso.

Por fim, queremos saber se o texto foi útil. Então conta pra gente o que você achou, vamos realmente gostar de saber a sua opinião sobre o assunto.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!