Planta com espinhos nas folhas: Veja alguns nomes

Sabe quando a gente se depara com uma espécie diferente e depois fica na curiosidade para saber o nome? Pois é! Se você já viu uma planta com espinhos nas folhas, pode ter tido essa dúvida.

Então, para ajudar nesse aspecto reunimos uma lista com algumas variedades que possuem essa característica curiosa. Dessa forma você pode esclarecer essa questão ou mesmo encontrar a espécie desejada para iniciar um cultivo.

Vale mencionar que, os espinhos em geral possuem duas funções essenciais adaptadas para as espécies que os possuem: proteger contra a perda de água de forma excessiva e para uma certa proteção para a planta.

Bom, vem com a gente conferir alguns nomes e esclarecer dúvidas relacionadas. Continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Planta com espinhos nas folhas: Veja alguns nomes

Antes de você conhecer alguns nomes de plantas com espinhos nas folhas, é importante mencionar que, de uma forma geral, vamos focar a lista em espécies utilizadas principalmente em contexto ornamental.

Isso porque alguns cultivos alimentares e fitoterápicos possuem folhagem que apresentam essas estruturas, como o jiló, a jurubeba  e a espinheira santa, por exemplo.

Mas, como no caso desse tipo de planta, o aspecto das folhas não é o principal elemento, vamos conhecer algumas que se caracterizam principalmente por possuir espinhos nessas partes.

Plantas Agaves

Esse é um gênero onde diversas espécies possuem espinhos nas folhas. Dentre elas estão variedades utilizadas para a fabricação de produtos, como o sisal e a tequila.

Mas, também existem plantas dentro desse grupo que são ornamentais. Vale dizer que se tratam de suculentas, portanto, demandam uma boa exposição a luz solar solar.

Por isso mesmo, em geral o cultivo se dá a sol pleno. Mas também é possível manter as plantas em meia sombra, se forem oferecidas uma certa quantidade de incidência direta diária.

Um outro detalhe que você deve ter em conta é que as suculentas conseguem armazenar água nas suas folhas, portanto a rega deve ser espaçada e o solo deve possuir uma boa drenagem.

Sendo assim, regue uma vez por semana. Se o clima estiver frio ou úmido, você pode aumentar o tempo entre uma irrigação e outra.

O substrato ideal para plantar os agaves são os solos arenosos enriquecido com matéria orgânica, como o húmus de minhoca.

Vamos ver algumas espécies:

1 – Piteira do Caribe

Planta com espinhos nas folhas

Essa é uma variedade muito bonita e de porte médio. Sendo assim, a depender do modo de cultivo uma planta pode variar entre 0,70 a 1,5 metros de altura.

Suas folhas possuem pequenos espinhos laterais e um maior na ponta, que pode ser retirado se você quiser. É uma planta que não é exigente em relação ao solo e também é muito resistente. Entretanto, climas muito frios e geadas não são tolerados por ela.

Suas folhas apresentam uma coloração verde e branco e essa planta floresce apenas uma vez, depois disso começa definhar e morre.

2 – Agave palito

Planta com espinhos nas folhas

O agave palito também é uma planta que alcança um porte médio, possui folhas finas e juntas que se apresentam numa forma bem simétrica. Em cada folha existe um espinho nas extremidades.

É uma planta que, apesar de ter um crescimento lento, agrega um aspecto particular no paisagismo e decoração. Também pode ser cultivada em vasos, canteiros e jardins.

Lembrando que o ideal é que essa planta receba bastante iluminação natural, mas nesse caso, o cultivo a sol pleno não é recomendado, já que as folhas ficam flácidas e perdem o efeito decorativo. Portanto, opte por mantê-la em meia sombra.

3 – Agave salmiana var. ferox

Planta com espinhos nas folhas

Dentre as espécies do gênero agave, essa é uma das plantas com os espinhos mais destacados. Suas folhas são rígidas e possuem espinhos em formato de gancho em toda margem dessa estrutura. Além disso, cada folha tem na sua ponta um espinho longo e duro.

Mas, o espinho da ponta, sendo o mais propício a gerar acidentes, pode ser retirado. É uma planta rústica que pode chegar a 1,2 metros de altura. Entretanto nesse caso, essa é uma variedade bastante tolerante ao frio, apesar de ser adaptada para regiões mais quentes.

Por fim, é importante mencionar que você deve utilizar luvas ao manusear certos tipos de agave, visto que o problema não são apenas os espinhos, mas também a seiva desses vegetais que são cáusticas.

Bromélias

As bromélias também formam um gênero de muitas espécies e dentre elas encontramos variedades que são plantas que possuem espinhos nas folhas, que podem variar de tamanho, mas quando aparecem se estendem pela borda de toda a superfície da folha.

Diferente do grupo mencionado acima, essas são plantas originárias de regiões com clima tropical ou subtropical, predominantemente.

Portanto, apesar de se desenvolver melhor em temperaturas mais elevadas, a maioria dessas plantas preferem uma iluminação de forma indireta. Para se certificar dessa exigência, é importante conferir a coloração das folhas e adequar a exposição solar ideal.

A rega também é muito importante e o solo deve ser mantido úmido. O centro de muitas espécies também deve ser molhado com frequência.

Conclusão

Esperamos que você tenha encontrado na lista a planta com espinhos nas folhas que você estava procurando. Também contamos que você tenha gostado, se interessado pelas espécies e que as informações tenham sido úteis.

Conta pra gente o que você achou. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião e se você tem ou já teve experiência com algum desses cultivares.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!