Qual a melhor planta para cerca viva? Veja as melhores

Se você quer saber qual a melhor planta para cerca viva, vem com a gente conferir uma lista incrível que preparamos, assim você poderá se decidir melhor.

Afinal, utilizar plantas para delimitar o seu terreno, ou fazer divisórias, além de muito eficiente, garante um aspecto incrível para a propriedade.

Outra grande vantagem é a diversidade de espécies, com características particulares, que podem ser utilizadas para essa finalidade.

Assim, conhecendo essas alternativas que vamos apresentar, ficará mais fácil escolher a que melhor se encaixa no que você pretende e nas condições onde será cultivada. Gostou? Continue a leitura para saber muito mais.

Você pode se interessar em ler também:

Qual a melhor planta para cerca viva? Veja as melhores

Qual a melhor planta para cerca viva

Para você se decidir qual a melhor planta para cerca viva, levando em consideração o seu caso específico, é importante conhecer melhor as espécies que possuem características essenciais para serem utilizadas dessa maneira.

Uma dica para escolher a espécie ideal, é priorizar plantas que possuem uma manutenção mais simples. Isso evita um trabalho ou gasto frequente, principalmente considerando que as cercas vivas podem delimitar grandes áreas.

Vale dizer ainda que, além de um visual descuidado, a falta de manutenção adequada pode facilitar muito o aparecimento de pragas e a perda de folhas em grande quantidade, o que vai, consequentemente, formar buracos na cerca.

Outro ponto a ser levado em conta são as condições naturais de desenvolvimento de cada espécie. Analisando esses fatores você garantirá um melhor desempenho das plantas de acordo com a sua região.

Dito isso, confira a nossa lista e se inspire para se decidir qual a melhor planta para cerca viva de acordo com as suas necessidades.

1 – Murta

Uma das plantas mais comuns entre as opções para cercas vivas é a murta. Essa espécie possui um crescimento rápido e é muito resistente, além disso pode alcançar até 5 metros de altura.

Sem dúvidas, a preferência pela murta se dá também pela alta adaptabilidade, isso significa que pode ser cultivada em diferentes solos e climas.

Suas folhas se desenvolvem bem próximas uma das outras formando assim uma excelente barreira. Também possui flores que florescem durante o ano inteiro.

Mas, vale dizer, existe a desvantagem de demandar uma poda constante, justamente porque as folhas crescem rapidamente.

2 – Buxinho

Outra alternativa interessante é o buxinho, entretanto, é importante mencionar que as suas folhas possuem um certo nível de toxidade, então não é indicado se você possui pets.

Mas, de uma forma geral são arbustos altos, que também podem chegar a 5 metros de altura, possuem folhas pequenas e bem fechadas, além de uma floração discreta.

Apesar de não demandar muita manutenção, precisando ser podado a cada seis meses, em média, você precisa se atentar a rega, a exposição solar e o solo.

Portanto, mantenha sempre o substrato úmido e fértil utilizando adubos específicos e orgânicos. O solo ainda deve possuir uma boa drenagem e é necessário uma boa exposição solar.

3 – Viburno

Essa é uma ótima opção para pessoas que moram em regiões onde o clima predominante é frio. Isso porque essa planta não se desenvolve bem em regiões quentes e pode sofrer danos severos em momentos de exposição solar intensa.

Possui uma folhagem densa e verde escura, também apresenta flores brancas. Esse arbusto pode chegar a quase quatro metros de altura e é muito ornamental.

4 – Hibisco

Outra espécie de fácil manutenção e muito utilizada para essa finalidade é o Hibisco, que inclusive é muito popular pelos benefícios a nossa saúde.

Ela também floresce o ano inteiro e em grandes quantidades, além disso possui uma vasta variedade de cores. Sua altura pode chegar de 3 a 5 metros e se desenvolvem melhor em épocas quentes com exposição solar direta.

O solo precisa ser fértil, o que demanda uma adubação frequente, e também mantido úmido. Mas não encharcado! Portanto, deve possuir uma boa drenagem.

5 – Photinia vermelha

Essa opção é perfeita para quem está buscando alternativas de fácil manutenção, já que não demanda podas e regas frequentes. Também pode ser cultivada tanto a sol pleno como em meia sombra. Em ambos os casos os resultados serão satisfatórios.

Seu porte é médio, ficando em média entre 3 a 3,5 metros de altura. Uma outra característica interessante é que essa planta vai alterando a sua coloração durante o seu ciclo de desenvolvimento, sendo assim:

  • As folhas são vermelhas quando brotam;
  • Ficam acobreadas quando começam a se desenvolver;
  • Por fim se estabelecem em verde-escuro.

Outras espécies interessantes que podemos citar são:

  • Pingo de ouro;
  • Ixora;
  • Camélia;
  • Laurotinho;
  • Clúsia;
  • Tumbérgia arbustiva.

Dica: um contra que devemos mencionar para quem opta por cercas vivas e não o uso de muros de concreto é o tempo de desenvolvimento dos arbustos, que varia de acordo com a espécie, até estarem de fato cumprindo esse propósito.

Mas você pode comprar mudas já desenvolvidas e fornecer uma terra fértil, rica em matéria orgânica, para acelerar esse processo.

Conclusão

Esperamos que depois de conferir a nossa lista você tenha se decidido qual a melhor planta para cerca viva para você e assim, ter excelentes resultados com o seu projeto.

Conta pra gente o que você achou e se sentiu falta de alguma espécie. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!