Saber qual o melhor mês para plantar mandioca é indispensável para se garantir bons resultados de colheita.
Da mesma forma, conhecer sobre a influência do ciclo lunar no seu plantio pode gerar benefícios significativos para qualquer produtor, seja no contexto comercial ou para consumo próprio.
Então, para esclarecer essas dúvidas, aqui você vai poder conferir o mês ideal especificamente para o seu estado, e assim otimizar a sua plantação, e entender melhor o benefício de se cultivar a mandioca na fase da lua mais propícia.
Gostou? Vem com a gente e continue a leitura para saber muito mais.
Qual o melhor mês para plantar mandioca?
Para saber qual o melhor mês para plantar mandioca é necessário considerar em qual estado do país você vive.
Deve-se ter em mente que o desenvolvimento dessa raiz acontece melhor em temperaturas quentes, que idealmente ficam em torno de 20°C e 27°C, e em épocas de chuva. Logo, esse período vai variar.
É muito importante se atentar a esses fatores, principalmente a questão da disponibilidade hídrica do momento escolhido para o início da plantação.
Isso porque, em especial nos primeiros meses, a quantidade inadequada de água pode gerar sérios problemas como a perda da brotação e o comprometimento de toda produção.
Além disso, esse período recomendado vai contribuir também para o controle de culturas de ervas daninhas, pragas e fungos. Sendo assim, as plantas conseguem crescer de forma mais resistente e saudável.
Para você se orientar melhor, confira qual o melhor mês para plantar mandioca de acordo com o seu estado especificamente.
Mês para plantar mandioca por estado:
- Alagoas: de maio a junho;
- Amapá: de dezembro a fevereiro;
- Amazonas: o ano todo, exceto na Várzea, que o ideal é entre agosto e setembro;
- Bahia: de outubro a dezembro, exceto no Recôncavo, que deve ser feito de abril a julho;
- Ceará: de janeiro a março;
- Espírito Santo: de outubro a março;
- Goiás: de outubro a março;
- Maranhão: de dezembro a janeiro;
- Mato Grosso: de outubro a fevereiro;
- Mato Grosso do Sul: de abril a outubro;
- Minas Gerais: de outubro a dezembro nas regiões do Cerrado e de junho a setembro na Zona da Mata;
- Pará: de dezembro a janeiro (plantio de inverno) De maio a junho (plantio de verão);
- Paraíba: de março a abril;
- Paraná: de junho a setembro;
- Pernambuco: de maio a junho;
- Piauí: de janeiro a fevereiro;
- Rio de Janeiro: de março a julho;
- Rio Grande do Norte: de fevereiro a março;
- Rio Grande do Sul: de setembro a novembro;
- Santa Catarina: de julho a outubro, no caso do Médio e Baixo Vale e Litoral. E de agosto a novembro no Alto Vale do Itajaí;
- São Paulo: de maio a agosto;
- Sergipe: de abril a julho.
Qual a melhor lua para plantar mandioca?
A melhor lua para plantar mandioca é na fase minguante. Para você entender o porquê dessa especificação é necessário saber como essa influência se comporta em relação a agricultura.
Então, basicamente a lua exerce sobre o nosso planeta uma atração magnética que influencia toda a natureza. Em alguns casos é possível notar esse poder de forma mais clara, por exemplo com as altas e baixas das marés que variam a depender da fase da lua.
No caso das plantas, em geral, a atração magnética atua principalmente na seiva, fazendo com que essa se concentre em determinadas partes, como caule, folhas, raízes, topo das árvores, ramos, etc.
Quanto maior a influência, mais a seiva é atraída para cima, favorecendo assim cultivos que crescem para fora da terra.
No caso da lua minguante, esse efeito sobre a terra é mínimo, o que faz com que a seiva desça e se concentre nas raízes, o que vai contribuir para esse tipo de cultura, ou seja, para tudo aquilo que cresce para dentro da terra.
Dessa forma, é a fase do ciclo lunar mais propícia para se iniciar o plantio de mandioca.
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Bom, esperamos que agora sabendo qual o melhor mês para plantar mandioca você adeque a sua plantação para ser iniciada no melhor momento a depender do seu estado. Também contamos que as informações tenham sido úteis.
Conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião, bem como, sobre a sua experiência de cultivo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!