Uma das principais dúvidas entre o crescente número de apaixonados e interessados por essas plantas é: qual terra usar para plantar suculentas?
Afinal, essa é uma informação realmente importante, já que o solo é um elemento decisivo no processo de cultivo para qualquer espécie. As suculentas, em especial, demandam algumas atenções particulares em relação a terra.
Então, para esclarecer essa e muitas outras questões relacionadas ao manejo adequado do cultivo de suculentas, preparamos esse texto.
Reunimos aqui informações que vão te ajudar muito a conseguir ótimos resultados e manter as suas plantinhas saudáveis e em desenvolvimento pleno. Gostou? Tem muito mais! Vem com a gente e continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Qual terra usar para plantar suculentas?
A terra que você deve usar para plantar suculentas é uma mistura de substratos: terra vegetal, adubo orgânico e areia.
É possível encontrar esse material já pronto e específico para essa espécie em lojas de jardinagem ou estabelecimentos de produtos agrícolas, por exemplo.
Entretanto, se preferir, você pode adquirir cada componente separadamente e fazer a mistura na sua casa. Vale dizer que, a característica principal que o solo para esse tipo de planta deve ter é possuir uma boa drenagem. Nesse caso, a areia vai garantir a porosidade necessária.
Dessa forma, para cada duas partes de terra vegetal adubada, você deve acrescentar uma de areia grossa.
Assim, evita-se o acúmulo de umidade, que é extremamente prejudicial para esses vegetais. É preciso levar em consideração que elas são nativas de regiões onde as temperaturas são altas e o clima é geralmente seco.
Portanto, atenção também ao local onde você irá cultivar. Este precisa possuir também um bom sistema de drenagem. Caso contrário, as raízes das suas plantas podem apodrecer facilmente, levando-as a morte.
As suculentas não demandam que o solo possua uma grande quantidade de matéria orgânica, entretanto, uma terra fértil vai ajudar no seu desenvolvimento.
Agora que você já sabe qual terra usar para plantar suculentas, confira outras informações tão importantes quanto essa para garantir que as suas plantinhas cresçam saudáveis e lindas.
Como deve ser a rega da suculenta?
A irrigação dessas plantas é um outro fator que gera bastante dúvida e, consequentemente, muitas pessoas acabam tendo transtornos pelo mau manejo.
Sendo assim, o que você precisa saber sobre essa espécie é que ela não precisa, e nem pode, ser regada com frequência. Assim como os cactos, as suculentas demandam um solo mais seco. Isso está relacionado as condições em que elas são adaptadas.
Portanto, são plantas que possui uma característica particular de conseguir armazenar uma grande quantidade de líquido nas suas folhas, justamente porque nos locais de onde são nativas, a quantidade de água disponível não é grande.
Diante disso, o ideal é regar de forma leve uma vez na semana em épocas mais quentes, e a cada 15 dias nos períodos de inverno.
Posso deixar a minha suculenta dentro de casa?
Sim! Você pode cultivar as suculentas em ambientes internos. Mas é importante saber que independente da variedade, essas plantas precisam de muita iluminação.
Sendo assim, se você quer manter elas dentro de casa, é necessário considerar esse aspecto e escolher um ambiente que seja adequado a essa necessidade. Portanto, opte por mantê-las perto de janelas, em varandas, ou locais mais abertos que você tenha na sua casa.
O sombreamento total torna o cultivo inviável e a planta não resistirá. Vale dizer que, é necessário no mínimo 4 horas de exposição solar mesmo para os tipos de suculentas mais adaptadas a ambientes sombreados.
Portanto, de uma forma geral, o ideal é que você cultive esse vegetal em meia sombra. Evitando a incidência solar direta durante todo o dia, mas sempre recebendo uma boa quantidade de luz do sol.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre qual terra usar para plantar suculentas tenha sido esclarecida e que, a partir disso, você cultive as suas plantinhas em um solo adequado para que elas alcancem todo o seu potencial.
Contamos também que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis. Conta pra gente depois o que você achou. Vamos realmente gostar de saber a sua opinião sobre o assunto, bem como, a sua experiência nesse processo.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!