Quando podar rosa do deserto? Pode deixar no sol?

A poda é uma manutenção importante para que essa planta continue se desenvolvendo adequadamente. Mas afinal, quando podar rosa do deserto?

Essa é, na realidade, uma dúvida bastante comum para quem sabe dessa necessidade. De fato, muitas pessoas, geralmente por falta de informação, não oferecem os benefícios desse manejo. Isso pode causar o atrofiamento dessa suculenta.

Além disso outros fatores vão interferir diretamente na saúde, crescimento e tempo de floração. Por exemplo, a exposição solar e os intervalos entre as regas.

Quer saber tudo isso e muito mais? Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler também:

Quando podar rosa do deserto?

Quando podar rosa do deserto

Você deve podar a rosa do deserto uma vez por ano. Vale dizer também que, o momento mais recomendado para que esse procedimento seja feito é de setembro a março. Isso porque, geralmente nesses meses a planta está mais ativa.

A poda consiste em cortar as pontas dos galhos da suculenta. Isso vai garantir que novas estruturas se desenvolvam. Até porque, em média cresce, onde foi feito o corte, de dois a três galhos novos.

Isso significa, mais hastes para produzirem mais flores. Mas atenção, todo o processo deve ser feito corretamente para se evitar problemas como doenças causadas por vírus e bactérias na planta.

Passo a passo para realizar a poda

  1.  Antes de tudo, prepare uma solução para fazer uma higienização adequada: 500 ml de água + uma colher de sopa de água sanitária. Depois disso, limpe cuidadosamente os galhos da rosa do deserto;
  2. Higienize também nessa mistura as ferramentas que serão utilizadas para fazer a poda;
  3. Por fim, uma dica importante é ir passando canela em pó a cada corte. Assim você evita contaminações e garante um bom resultado.

Observação: atenção quando for podar rosas do deserto enxertadas. Sendo assim, deixe no mínimo 10 centímetros acima do sinal de emenda. Isso vai garantir que a técnica não seja prejudicada.

Agora que você sabe quando podar rosa do deserto, em média, e esclareceu também outras dúvidas relacionadas ao manejo, veja abaixo questões comuns relacionadas ao manejo adequado dessa planta incrível.

Assim, você vai garantir que a sua suculenta tenha todas as condições necessárias para alcançar todo o seu potencial.

Posso deixar a rosa do deserto no sol?

Quando podar rosa do deserto

Sim, definitivamente você pode deixar a rosa do deserto no sol. Essa é uma planta adaptada para longos períodos de exposição solar direta, vista que é nativa do Oriente Médio, da África Oriental e do sul da Arábia.

Dessa forma, a incidência solar é imprescindível para a rosa do deserto sobreviver e se desenvolver de uma forma adequada. Portanto, certifique-se de oferecer essa luminosidade por pelo menos 8 horas diárias.

Se você for manter essa suculenta em algum ambiente interno, jamais a deixe sombreada durante todo o dia. Isso pode inclusive gerar a morte da planta.

E o pior, como a rosa do deserto possui um metabolismo lento, quando você perceber sinais de problemas, provavelmente não conseguirá reverter a situação.

Além da exposição solar, a rosa do deserto demanda uma atenção especial em relação a alguns manejos específicos. Confira abaixo!

Outros elementos importantes para esse cultivo

  • Rega: a rega deve ser feita de forma leve. Os intervalos médios são: uma semana para dias quentes e a cada 15 dias para mais frios. O acúmulo de água pode fazer as raízes apodrecerem em pouco tempo.
  • Solo: o solo deve ser uma mistura de areia grossa com um substrato orgânico para agregar nutrientes. O ideal é o húmus de minhoca. Entretanto, a característica principal que esse solo deve possuir, não é a fertilidade, e sim, uma alta drenagem. Leve em consideração que na natureza essa planta cresce em solos arenosos;
  • Adubação periódica: justamente por utilizar uma maior quantidade de areia, que é infértil e possui alta drenagem de água e nutrientes, com o tempo, esses elementos vão se esgotando do substrato. Dessa forma, para garantir que a rosa do deserto continue se desenvolvendo é importante refazer a adubação e aplicar fertilizantes periodicamente.

Conclusão

Esperamos que a sua dúvida sobre quando podar rosa do deserto e a forma como esse procedimento deve ser feito, tenha sido devidamente esclarecida. Bem como, contamos que as informações gerais que reunimos no texto tenham sido úteis.

Depois conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber se o artigo ajudou e também sobre a sua experiência com esse cultivo.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!