Será que a rosa do deserto pode ficar na chuva? Vem com a gente descobrir essa e outras informações para não errar no seu cultivo.
Afinal, com a grande popularidade e a quantidade de apaixonados que essa planta vem ganhando nos últimos anos, as dúvidas relacionadas ao manejo correto tem crescido proporcionalmente.
Saber sobre as exigências de uma espécie é indispensável para se ter bons resultados. Em especial no caso da rosa do deserto, que demanda certos cuidados específicos.
Mas não se preocupe, nesse texto você vai poder esclarecer essa e muitas outras dúvidas sobre o cultivo dessa variedade de suculenta tão linda!
Você pode se interessar em ler também:
Rosa do deserto pode ficar na chuva?
Não, a rosa do deserto não pode ficar na chuva, em especial em momentos onde essa pluviosidade é intensa, constante ou recorrente.
O excesso de água é muito prejudicial para esse tipo de planta, podendo facilmente levar ao apodrecimento das raízes.
Não é que tomar uma chuvinha leve de vez em quando vai matar a sua planta. Mas deixá-la exposta a um grande volume de água, com certeza vai.
Para que você entenda o porquê disso, é necessário considerar a origem da rosa do deserto, que define as condições apropriadas para que o cultivo dessa planta seja viável. Sendo assim, essa suculenta é nativa do Oriente Médio, da África Oriental e do sul da Arábia.
Essas são regiões com temperaturas elevadas e clima predominantemente seco. Logo, na natureza a quantidade de água com a qual são adaptadas não é abundante.
Por isso mesmo, ela possui uma característica particular dessa espécie, que é o armazenamento de líquido no seu interior. Enquanto a maioria das suculentas realizam esse processo direcionando a água para as suas folhas, a rosa do deserto estoca a água em seu caule.
Portanto, se você quer que a sua plantinha se desenvolva plenamente, bem como, produza belas flores, certifique-se de mantê-las em um local protegido das chuvas.
Já que mencionamos isso, agora que você já sabe se a rosa do deserto pode ficar na chuva, vamos conferir um outro fator importantíssimo que está relacionado ao local onde você vai manter a suculenta.
Posso deixar a rosa do deserto dentro de casa?
Como falamos de deixar a planta em um local protegido das chuvas, algumas pessoas podem considerar os ambientes internos. Entretanto, você precisa saber que a exposição solar é imprescindível para essa planta.
Inclusive, um dos principais erros de cultivo é manter a rosa do deserto dentro de casa, em ambientes completamente sombreados, como salas e quartos por exemplo.
Tenha em mente que essa suculenta precisa de cerca de 8 horas de incidência solar direta para crescer plenamente e, principalmente, gerar as flores. Pouca, ou nenhuma, exposição solar vai fazer a planta definhar.
Mas, vale dizer, o metabolismo da rosa do deserto é bastante lento. Logo, ela pode permanecer aparentemente bonita, sem problemas, por até seis meses. Então, provavelmente você só vai perceber o problema quando ela já estiver apodrecida.
Sendo assim, opte por locais que ofereçam as duas coisas, luz solar e proteção contra as chuvas.
Como deve ser feita a rega?
Com todas essas informações sobre o quanto a água em excesso pode ser prejudicial para o cultivo da rosa do deserto, você pode ficar em dúvida em relação ao intervalo ideal entre as regas.
Dessa forma, você pode irrigar de forma leve, ou seja, nada de encharcar o solo, uma vez por semana em dias quentes. Já para o inverno, ou momentos onde a temperatura estará mais baixa, o intervalo pode ser a cada 15 dias.
Como deve ser o solo?
O solo é outro elemento importante, já que este precisa possui uma boa drenagem. Sendo assim, o substrato ideal é uma mistura de areia grossa com húmus de minhoca.
Tenha em mente que na natureza essa planta se desenvolve em solos arenosos. Mas, é importante se atentar ao fato de quê, justamente por demandar alta drenagem, tanto da terra, quanto do vaso em que será cultivada, os nutrientes com o tempo vão embora.
Portanto você deverá fazer adubações periódicas para repor esses elementos e permitir que o desenvolvimento da rosa do deserto continue pleno.
Observação: as podas anuais também são importantes para que não haja um atrofiamento no crescimento e processos de floração da rosa do deserto.
Conclusão
Esperamos que a sua dúvida sobre se a rosa do deserto pode ficar na chuva, tenha sido devidamente esclarecida.
Bem como, que as outras informações que reunimos sobre esse cultivo tenham sido úteis e assim você consiga fornecer as condições necessárias para que a sua planta se mantenha saudável e linda!
Conta pra gente depois sobre a sua experiência com essa suculenta. Vamos gostar muito de saber.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!